O ato de contar histórias é uma atividade de lazer muito comum e muito importante para os pequenos. Mesmo em um mundo repleto de tecnologias e meios de comunicação, não podemos esquecer ou deixar de lado as sensações de se ouvir uma boa história. E que criança não gosta de se aventurar por novos mundos e se encantar com uma narração fantástica?
Mas engana-se quem pensa que é apenas um momento de diversão e descontração.
As histórias podem contribuir diretamente para o desenvolvimento das crianças.
Quando escutam uma narrativa, elas aprendem novos conteúdos e vivenciam experiências. Criam universos e conhecem novos mundos. Assim, as histórias ajudam a estimular e desenvolver funções cognitivas como o raciocínio, pensamento, relação de espaço e tempo, entre outras. O processo de aprendizagem da escrita também fica muito mais fácil, já que a leitura e escrita estão diretamente relacionadas entre si.
Outro ponto importante das narrativas é que elas estimulam a criatividade. Quando ouvem uma história, as crianças podem criar e imaginar da forma que quiserem o conteúdo absorvido. Não existe um certo ou errado, tudo pode ser moldado da maneira que desejarem.
A contação de histórias também ajuda a fortalecer o vínculo com os pequenos. O momento de interação e conversas ajuda a estimular os laços afetivos e também permite que compartilhem ideias, emoções e sentimentos.
É importante se atentar a alguns fatos na hora da escolha da narração; para os menores, devemos escolher contos mais bem humorados e com textos que se repetem, para ajudá-los na compreensão. Histórias com ensinamentos e que demonstram valores como amizade, lealdade, honestidade também são boas opções.
Para prender a atenção e despertar o interesse dos pequenos, é legal também conhecer bem a história e usar e abusar da criatividade. Seja utilizando objetos, fantoches, fazendo vozes diferentes, interagindo com a criança, o que vale é a
diversão e o momento.
Sendo assim, o que importa mesmo é que essa experiência de narrar/ouvir um conto seja compartilhada e desfrutada por todos. Nada substitui a emoção e sentimentos de uma boa história, é uma parte fundamental da infância que não pode nem deve ser deixada de lado. Precisamos incentivar e despertar o hábito em nossas crianças, para que cresçam e possam compartilhar suas próprias narrativas. E você, tem uma boa história para contar?
Fonte: http://novosalunos.com.br/historias-para-criancas-como-elas-estimulam-odesenvolvimento/
https://revistacrescer.globo.com/Criancas/noticia/2018/11/3-beneficios-de-contarhistorias-paracriancas.html