Volta às aulas – adaptação das crianças ao ano letivo

Um novo ano se inicia e com ele o retorno das crianças para escola. Algumas delas, principalmente as da pré-escola, têm mais dificuldade em voltar às aulas, porque o início do ano letivo indica para elas um maior distanciamento de casa, a separação de seus familiares, brinquedos e desenhos favoritos. O impacto para alguns dos pequenos é tão forte que apresentam sintomas físicos nos primeiros dias de aula, como vômito, diarreia e dor de cabeça, entre outros.

Na maioria dos casos se amplia por muitos dias, serve apenas para simbolizar o retorno à rotina escolar, mas se os sintomas continuarem é preciso cuidado e orientação aos pais.

E não são só os pequenos que sofrem, os pais ainda que sem perceber, acabam desencorajando os filhos a irem para escolas, pois acaba sendo um momento difícil para eles também. Nesta fase de transição do período de férias para o período escolar a criança pode estar muito apegada à família mesmo que de forma inconsciente e apesar de um discurso adequado à escola, os adultos mostram para as crianças que a situação não é tão tranquila.

O ideal é que os pais encorajem os pequenos a irem à escola e entenderem que com as volta às aulas eles podem curtir, fazer atividades ou reencontrar os amigos, professores e todos os projetos novos.

Compartilhar:

Postagens recentes

Tem alguma pergunta?

Nós pesquisamos, desenvolvemos e o mais importante: lidamos com cada criança, respeitando sua individualidade e potencialidade.